Alimento com Tartrazina tem alerta sobre reações

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os alimentos que contêm o corante tartrazina devem apresentar no rótulo, de forma clara, visível e destacada, a frase de advertência: "Este produto contém o corante Tartrazina que pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis". 
Segundo a Agência, a inclusão da frase atende solicitação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e de órgãos de defesa do consumidor estaduais que encaminharam à Anvisa denúncias de consumidores, especificamente crianças, que apresentaram reações alérgicas no consumo de alimentos contendo corantes. 


No dia 9 de abril de 2012, a Anvisa publicou resolução que determinava o uso da mesma advertência em medicamentos. No Brasil, a Tartrazina é encontrada, no caso dos medicamentos, principalmente em antidepressivos e em alguns analgésicos. 
A Anvisa informa que estudos realizados nos Estados Unidos e Europa desde a década de 70 comprovam casos de reações alérgicas ao corante, como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmos, urticária, eczema e dor de cabeça. Apesar da baixa incidência de sensibilidade à Tartrazina na população (3,8% nos Estados Unidos), a Agência alerta que é importante informar a presença da substância, pois as reações alérgicas podem ser confundidas com efeitos colaterais ao princípio ativo dos medicamentos. 

fonte: http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2002/not20020827p12407.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário